Dicas úteis de viagem para Pequim
Dicas de viagem a Pequim, China
Com uma história antiga, uma cultura vasta e pessoas simpáticas, Pequim é uma cidade que merece vários dos dias do seu tempo para ser explorada. Contudo, sendo uma cidade tão grande, com tanta coisa para explorar, pode tornar-se difícil de se orientar.
Você pode-se deparar com uma quantidade enorme de informação que o pode saturar, por isso nós tratámos de lhe escolher alguns pontos-chave que você irá precisar para tirar o máximo proveito da sua estadia.
Dica de Viagem #1 – Viaje de metrô
Atualmente, as linhas de metrô já interligam quase todos os cantinhos de Pequim, facilitando imenso sua deslocação pela cidade.
O Metrô constitui um tipo de transporte acessível que lhe poupa seu tempo e sua carteira, enquanto está visitando as principais atrações turísticas de Pequim.
- Linha 1: Praça de Tian’anmen & Cidade Proibida
- Linha 2: Templo dos Lamas ou Yonghegong, Torres do Tambor e do Sino
- Linha 4: Palácio de Verão, Parque Yuanmingyuan, Jardim Zoológico de Pequim
- Linha 5: Templo do Céu
- Linha 6: Parque Beihai, Nanluoguxiang
Dica de Viagem #2 – Escolha o Melhor Transporte até a Grande Muralha da China
A Grande Muralha da China é um destino obrigatório no percurso de quem veio visitar China e Pequim. Existem vários caminhos alternativos.
De transporte público – ônibus
Pode apanhar o autocarro número 919, que sai de Deshengmen com destino à secção de muro Badaling. Se escolher esse tipo de transporte, volte cedo depois da hora de almoço, já que é costume haver mil passageiros à espera do ônibus de regresso, o que lhe pode custar esperar duas horas numa fila até embarcar.
Alugue um carro ou vá de táxi
Se está em viagem de grupo, tem a opção de alugar um carro numa agência local ou pode escolher ir de táxi. O preço dividido não lhe fica alto e assim pode chegar até a sua secção de muro preferida e gozar uma experiência agradável.
Junte-se a uma excursão
Se está viajando sozinho ou só com dois ou três amigos, pode optar por se juntar a uma excursão de ônibus. Vários itinerários estão disponíveis nas agências locais. O preço médio ronda USD30 por pessoa, incluindo o trajeto entre o seu embarque e desembarque, os serviços do guia que fala inglês, ônibus com ar condicionado, almoço e taxa de entrada.
Dica de Viagem #3 – Saboreie os pratos locais
Pequim oferece uma grande variedade de pratos locais que tem de provar. É comum os visitantes prezarem esta diversidade, que satisfaz o gosto de cada um.
Para quem tem um palato atrevido, aconselhamos visitar a rua dos petiscos Wangfujjing, onde pode provar um leque de deliciosas iguarias típicas locais, incluindo insetos no espeto.
Vale a pena explorar, ainda que possa não ter coragem para provar!
Uma ótima refeição econômica são os dumplings. O restaurante Mr Shi’s dumplings serve vários tipos de dumblings fritos ou cozidos.
Mr Shi também possui restaurantes em Baochao Hutong e Sanlitun.
O pato assado de Pequim (pato-à-Pequim) é talvez o prato mais famoso com muitos restaurantes especializados em pato distribuídos ao longo da cidade; pode experimentar esse pato de pato típico em
Pinyifang (18 Chongwenmen Outer Street, Glory Plaza 4F, Chongwen District Tel 010-67112244).
Também poderá gostar de provar pratos dos seguintes restaurantes:
- Zhajiang Mian Noodles com pasta de soja no Old Beijing Zhajiang Noodle King (56 Dong Xinglongjie, Dongcheng District)
- Hambúrguer de carne de burro no Restaurante Wang Pangzi (80 Gulou Xidajie, Xicheng District)
- Caldeirada mongol no Restaurante Dong Lai Shun (12 Xinyuanxili Zhongjie, Chaoyang District).
Dica de Viagem #4 – Desfrute de suas saídas à noite
Em Pequim, há vários locais agradáveis que pode apreciar para sair à noite. A rua dos bares Sanlitun é uma zona fervilhante de bares e de clubes; destinados a emigrantes chineses e a comunidades turísticas, o que se reflete nos preços.
Há muitos eventos culturais para você se entreter nos seus serões. O espetáculo de acrobacia no Teatro Chaoyang é o meu preferido, com os seus truques e piruetas.
O espetáculo de Kung Fu no Teatro Vermelho (No.44, Xingfu Da Jie Dongcheng District, Website www.redtheatre.cn) é para não perder.
Este alia competências deslumbrantes de Kung Fu com dança primorosa e música, para contar uma história bonita, oferecendo uma experiência fantástica ao público.
Entre outros, você também pode gostar de visitar a Casa de Chá de Lao She (00 86 10 6304 6334) na Rua ocidental Qianmen, onde você pode beber chá enquanto está assistindo a programas de entretenimento, tais como teatro de sombras, kung fu ou até ópera.
Dica de Viagem #5 – Passeie pela zona de Shichahai e de Nanluoguxiang
Passear pelos antigos hutongs de Pequim é uma vivência especial. A zona de Shichahai é encantadora para um passeio à tarde. Aqui você vai encontrar muitos restaurantes, bares e cafés, assim como lojas abertas dentro de casas-pátio tradicionais.
Muitos bares têm música ao vivo e sofás dispostos no exterior, à beira do lago. Andar de riquixá e de barco no lago constituem outras boas opções.
No hutong de Nanluoguxiang, você captura a alma de Pequim, desfrutando do típico padrão de casa siheyuan, galerias e baixos-relevos, contrastando com pubs e restaurantes modernos.
Dica de Viagem #6 –Não tenha medo de regatear
Em Pequim, é costume os donos de lojas darem um preço inflacionado para cada artigo à venda, por isso não se acanhe e seja firme a regatear.
Pode começar por dizer um preço 20% abaixo do valor inicial. Uma boa táctica é dizer o preço que está disposto a pagar. Se este não for aceite, saia. O mais provável é ser chamado de volta.
Os melhores sítios para escolher fazer compras são:
- Mercado da Rua da Seda (Norte de Dong Chang An Avenue, Jianguimenwai Street, Chaoyang Disctrict 930 am-9pm Tel 010-51699003)
- Mercado Yashow (Gongti Beilu 58, Distrito de Chaoyang, Pequim 930am-9pm Tel 010-64150063)
- Mercado Hongqiao Pearl 36 Tiantan Donglu, Chongwen District, 830am-7pm Tel 010-67118984).
Os operadores de loja desses sítios falam inglês, no mínimo, e muitos também sabem falar outras línguas.
Escrito por Peter Wang
O Peter é um blogger e consultor de viagens sobre a China. O seu blogue Chinese Whisper oferece várias listas interessantes sobre a China e seu site de viagens oferece diversas visitas de grupo e privadas em Pequim e pela China.
Quer mais da LTL?
Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!