Namoro na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 1
Relacionamentos na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 1
Namorar em qualquer parte do mundo que não seu país de origem, é uma forma certa de encontrar algumas diferenças culturais e mesmo viver um choque cultural.
Isso também se aplica a namoros na China.
Dependendo de onde você vem, a cultura chinesa é provavelmente bem diferente do que você está acostumado.
O mesmo se passa no que toca a encontros com chineses. Ou, até, outros estrangeiros vivendo na China, oriundos de países diferentes do seu.
Esse artigo é um conjunto de experiências muito Terra a Terra sobre namorar na China – o bom, o mau, e tudo o mais, e como lidar com as diferenças culturais que vão certamente aparecer.
*Aviso: isso é um relato pessoal e generalizado, não significa que todos os rapazes chineses são assim!
Namoro na China – a falta do passo intermédio
Em muitas culturas ocidentais, ha certos passos envolvidos antes de você poder alterar seu estado no Facebook e estar realmente num “relacionamento”.
Geralmente se parece com algo assim:
- Se conhecem – talvez pela internet, algum aplicativo de relacionamentos, ou através de amigos. Talvez vocês sejam primeiro amigos e depois queiram levar as coisas para o nível seguinte.
- Encontros – então vocês se conheceram, tiveram o primeiro encontro e se correu bem provavelmente decidiram ter um segundo, terceiro, quarto encontros, etc. Isso depende de cada um quanto tempo leva o período de encontros. Aqueles com mais problemas com compromissos acham bem mais difícil passar para o passo seguinte, que vem com um título… essa fase é uma das mais importantes. Vocês estão a conhecer-se melhor e a testar a compatibilidade entre vocês, sem o compromisso e responsabilidade de ter um “namorado” ou “namorada”.
- “Em um relacionamento” – se você deu esse passo final (e não vamos começar falando de casamento) você está oficialmente… em um relacionamento! Nesse momento vocês podem se chamar de namorado e namorada, e normalmente a expetativa é que vocês tenham um relacionamento exclusivo. Ou seja, sem traições!
Namoro na China – a Cultura Asiática
Na cultura chinesa, no entanto, incluindo relacionamentos na China, eles muitas vezes parece que pulam o passo do meio.
A ideia de “ter encontros” é uma coisa rara para muitos locais. Mas esse passo é importante!
Você conhece um menino, ou uma menina, vocês têm um primeiro encontro e se tudo correr bem, vocês ficam… juntos?
Não é preciso falar nada, por exemplo não precisam discutir sobre “levar as coisas para o próximo nível” ou se vocês podem chamar um ao outro “namorado” e “namorada”. Pelo que eu descobri várias vezes, isso é simplesmente assumido que sim.
Isso é meio assustador, e definitivamente algo que você deve estar atento – e visto que você não quer dar a impressão errada para ninguém nem magoar os sentimentos de uma pessoa sem intenção.
É importante ter isso claro desde o princípio, e se você ficar desconfortável das coisas andarem depressa demais então diga isso à pessoa com quem você foi sair e ajude-os a perceber as diferenças culturais.
Namoro na China – “Indo atrás” de meninas
Um conceito estranho que não é muito comum na cultura ocidental, ou talvez não desse jeito, é a ideia de “ir atrás” de alguém.
Claro, se você gosta de alguém você vai procurar passar mais tempo com ela e conhecê-la melhor, e talvez esse seja o equivalente chinês para o passo intermédio que ficou perdido.
A maior diferença é o jeito que isso é feito.
Pode ser quase associado um método de “cortejar” antiquado. Se um rapaz gosta de uma moça, então ele vai exibir suas coisas, comprar-lhe presentes e mostrar para ela quão boa é a casa que a família dele pode oferecer.
Namoro na China – Comprar presentes e materialismo
Continuando o que disse acima…
Uma das melhores formas de mostrar seu amor e afeto na cultura chinesa é mostrando com objetos.
E objetos caros. A China é obcecada com objetos materiais e marcas.
Só recentemente houve um artigo sobre um homem chinês que comprou um Lamborghini para sua namorada estrangeira como presente de casamento. Infelizmente, ela recusou. O dinheiro nem sempre compra tudo aparentemente!
Namoro na China – Amigos indo atrás da mesma moça, ao mesmo tempo, na mesma festa…
Outra característica dessa coisa de “ir atrás” é o fato de amigos que gostam da mesma moça vão atrás ao mesmo tempo sem problema nenhum.
Na cultura ocidental, isso normalmente seria o fim de uma amizade, ou pelo menos levaria a algumas discussões.
A etiqueta geral na cultura ocidental seria que dois (ou mais) amigos gostam da mesma pessoa, ou decidiam fazer turnos ou deixar a outra pessoa decidir, ou nenhum deles avançava – para evitar conflitos.
Na cultura asiática, no entanto, parece que isso não tem problema.
Eu tive em situações em que 3 ou mais amigos todos estavam exibindo suas coisas, ativa e abertamente competindo uns contra os outros. Apesar de ser divertido, isso pode ser um pouco estranho e avassalador a princípio se você não está acostumado ou ciente desse tipo de cultura.
Namoro na China – Roupas a condizer
Ao ver casais asiáticos com roupas a condizer, você vai achar isso super giro – ou super doentio.
Eu estou do lado que acha isso super giro. Ainda que nunca o tenha feito. Mais alguém?
Casais que compram trajes completos a condizer, ou como podemos ver apenas duas peças de roupa, apenas as podem usar quando estão juntos, e vão assim juntos mostrar seu amor um pelo outro ao resto do mundo pelas ruas da China!
Essas roupas são chamadas 情侣装 – Qínglǚ zhuāng, e podem ser encontradas em conjuntos no TaoBao e em lojas.
Pegue em sua cara metade e vá de compras (ou fique meio enjoado com essas peças)!
Namoro na China – Tudo acontece muito rápido
Como eu referi antes, namorar na cultura asiática escala bem rápido.
Ao sair com homens (ou mulheres) ocidentais, falar sobre casamento e filhos é quase um tópico tabu, e só se puxa o assunto pelo menos alguns meses ou até anos depois de começar o relacionamento.
É geralmente respondido com um casual “Ah sim, sim, uma coisa de cada vez” e uma mudança rápida de assunto.
Na cultura asiática, no entanto, não é anormal esse tema surgir no primeiro encontro. Yep. Para dizer a verdade, isso é ótimo porque pelo menos as pessoas ficam sabendo o que querem.
Mas, por outro lado, pode ser assustador (dependendo de onde você está em sua vida). E pode mesmo arruinar o ambiente.
A conversa sobre casamento e crianças não para depois de ser discutida uma vez. Pode mesmo surgir diariamente e várias vezes por dia.
Mas por quê?
Isso se deve muito a…
Namoro na China – Pressão extrema da família para o casamento e filhos
Os pais pelo mundo fora são diferentes, e muitas culturas têm ideais familiares diferentes e estilos diferentes de parentalidade.
Vinda de uma família britânica, creio que posso dizer que não sou uma anomalia quando digo que minha mãe e meu pai iam se passar se lhes disser que quero casar e ter filhos agora.
Bem, eu estou nos 20 anos, então eles talvez estivessem mais à vontade com isso, mas os valores ocidentais estão bem mais concentrados na independência do que em valores familiares. Isso obviamente tem pontos bons e maus.
Enquanto na cultura asiática, e em particular na cultura chinesa, há uma pressão extrema de família, amigos e amigos da família para se casar e começar uma família sua.
De fato, nem é raro os pais organizarem encontros para seu filho ou filha. Os pais podem até ir a mercados de casamento com fotos e informações dos seus filhos procurando outras mães.
Aqui eles vão buscar e tentar encontrar um par para o seu filho.
Namoro na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 2
Relacionamentos na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 2 Caso você não tenha visto – Clique aqui para a Parte 1 da série Namoro na China Na primeira parte dessa série de artigos, olhámos para as…
Namoro na China – Olhando para o celular dos outros e utilizar o seu celular
Há uma estranha falta de privacidade quando você sai com muitos homens chineses.
Eles não são desconfiados, mas eles gostam de olhar para seu celular. E vice-versa.
Na cultura ocidental, isso seria definitivamente um sinal de falta de confiança. Aliás, nós ativamente NÃO olhamos para os celulares uns dos outros de modo a mostrar confiança.
Honestamente, não me incomoda nada. Não tenho nada a esconder e até chega a ser divertido.
Não é nada levado demasiado a sério, é só algo a que eles estão acostumados.
Então se lhe pedirem para mostrar o celular, não leve isso a peito e alinhe.
Se não gostar, explique que pode fazer parte da cultura de relacionamento chinesa, mas não é assim em sua cultura.
E para terminar essa primeira parte de nossa série de Namoro na China, aqui fica um vídeo (em inglês) de como NÃO convidar alguém para sair em chinês, trazido pelos nossos velhos amigos Ben e Zoe.
Namoro na China – Questões Frequentes
TanTan é nesse momento o aplicativo de encontros mais usado na China, ainda que haja muitos, muitos mais.
Por incrível que pareça, há um total de 6 Dias dos Namorados na China todos os anos!
14/2: Dia de São Valentim
14/3: Dia Branco de São Valentim
20/5: 520
20/8: Festival Qi Xi
15º Dia do Ano Lunar: Festival da Lanterna
11/11: Dia dos Solteiros
Sim! No Dia dos Solteiros de 2017, os compradores gastaram mais de 25B$ (168.2B Yuan) durante o Dia dos Solteiros na China.
Nem todos, mas você vai provavelmente ver mais roupa a condizer na China do que em quase todos os outros sítios que você visitou!
Sim, é útil você conhecer um pouco a etiqueta de presentear na China antes de comprar uma oferta que acabem inadvertidamente sendo passos em falso.
Quer mais da LTL?
Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!