Namoro na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 2
Relacionamentos na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 2
Na primeira parte dessa série de artigos, olhámos para as maiores diferenças culturais que pode encontrar ao namorar na China.
Quando você pensa que já está suficientemente a par de como é namorar com rapazes ou moças chineses, veja abaixo informação sobre os melhores aplicativos de encontros chineses que tem por aí.
A China tem uma cultura bem diferente do que você pode estar acostumado, então não é de surpreender que há certas diferenças culturais ou coisas que podem ser novidade quando sair com rapazes chineses…
Caso você não tenha visto – Leia a Parte 1 da série ou continue lendo essa abaixo…!
Namoro na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 1
Relacionamentos na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 1 Namorar em qualquer parte do mundo que não seu país de origem, é uma forma certa de encontrar algumas diferenças culturais e mesmo viver um choque cultural. Isso também se…
Namoro na China – Um tapinha na cabeça vai bem longe
Enquanto adulto, eu apenas recebi um tapinha na cabeça quando estava namorando na China.
Não sei bem como é noutras culturas, mas é certo que na cultura Britânica, um tapinha na cabeça é geralmente usado de jeito paternalista quando quer sugerir que alguém está sendo infantil ou ingênuo.
Na cultura asiática, isso é como tocar alguém no braço, dar um beijo na bochecha ou um abracinho.
Por sorte, eu vejo muitos dramas japoneses e anime, então eu estava consciente da etiqueta de um tapinha na cabeça e fiquei comovida quando isso me aconteceu pela primeira vez.
Namoro na China – Ter alguém cuidando de você
Senhoras, vocês alguma vez detestaram carregar seus próprios sacos de compras?
Ou não apenas sacos de compras, mas sua mala ou carteira? Namorar um rapaz chinês pode ser a sua resposta.
Vindo para a China pela primeira vez, eu fiquei bastante confusa com a quantidade de homens chineses adultos que andavam com sacos redondos e felpudos cor de rosa, ou carteiras Gucci.
Eu acabei por perceber em pouco tempo que esses objetos pertenciam às namoradas, ou à sua outra metade que andava com eles.
Por quê?
Bem, os rapazes chineses gostam mesmo de cuidar de suas parceiras. Isso pode ser um pouco exagerado para algumas meninas ocidentais que gostam de ser independentes e se ofendem quando alguém segura uma porta aberta para elas passarem.
Bem, eu digo: aproveite.
Sim, você pode cuidar de você. Mas é sempre agradável ter alguém que toma conta de você também. No entando, como disse antes, isso pode se tornar um pouco exagerado e você pode se fartar da mensagem da manhã “hoje vai chover, não se esqueça de seu guarda-chuva”.
Namoro na China – Demonstrações públicas
Não, não estou falando apenas de DPA (demonstrações públicas de afeto) que você pode encontrar, ou dos repugnantemente fofos casais se abraçando e usando roupas a condizer pela rua.
Não, dessa vez eu estou falando de demonstrações públicas de brigas.
Os chineses brigam.
E não é raro que eles briguem em público, em vez de manter isso em privado como nós geralmente preferimos na cultura ocidental.
Eu vi muitos casais nas ruas gritando um com o outro, moças jogando arroz no chão ou saindo bufando.
É divertido de assistir, para dizer a verdade. E, bem, eles resolvem as coisas.
Ao contrário do que acontece no ocidente quando deixamos passar muito tempo sem dizer o que se passa, e isso vai acumulando até que se torna demasiado.
Tratamento de silêncio definitivamente NÃO existe na China!
Namoro na China – Quem paga a conta?
Pagar a conta na China, quer você esteja num encontro romântico ou com amigos, sempre acaba numa acesa discussão ou competição de quem consegue ligar seu WeChat primeiro.
Especialmente se estiver comendo com chineses.
Discutir para pagar a conta é algo que você verá chineses fazendo diariamente.
Os casais chineses são tradicionais.
Por isso, espera-se que seja a moça a pagar.
É claro, isso depende da sua situação (quem está trabalhando mais, etc) mas geralmente, será assim. Tenho amigas chinesas que dizem que com alguns dos seus namorados, mesmo de longa duração, nem uma vez eles pagaram a conta – e nunca pensaram em fazê-lo.
Que simpático.
Não vou mentir. Eu gosto que me ofereçam um jantar. Mas também percebo que muitas meninas não gostem disso e muitas preferem dividir. Por mim, não me importo. Aliás, eu até aprecio.
No entanto, eu não sou como muitas moças chinas que esperam que lhes paguem a conta. Eu muitas vezes me ofereço e pago eu mesma (ainda que possa precisar pedir emprestado um celular ou uma carteira – eu literalmente fiz isso uma vez).
Namoro na China – Os pais têm a última palavra
Os rapazes chineses ouvem seus pais. Especialmente suas mães.
Se a mãe não gostar de você – você está fora.
Que pena. Por isso se certifique que deixa uma boa primeira impressão quando se conhecerem!
Namoro na China – Eles namoram para casar
Sair e ter um relacionamento no mundo ocidental se tornou muito mais fluído que na China.
Muitas pessoas estão começando a querer ser mais independentes e procurar novas experiências, conhecer pessoas novas ou apenas querem se divertir um pouco – ao invés de procurar um parceiro para a vida.
Para muitos chineses, toda sua vida e objetivos se baseiam em encontrar uma esposa, ter filhos, começar sua própria família e orgulhar seus pais.
Então quando você começar a namorar com um chinês, é melhor perceber que ele está provavelmente pensando nisso mais seriamente que você – e não vai demorar muito até que o assunto de casamento seja trazido para a conversa.
Choque Cultural na China Parte 1
Choque Cultural na China Parte 1: Entenda os Chineses com nosso Top 10 diferenças culturais Choque Cultural na China: O choque cultural pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento, e ele afeta pessoas de diferentes maneiras. Mas na China,…
Namoro na China – Sendo direto e aberto
Isso pode ser um choque cultural maior para os britânicos, que são especialmente reservados, mas os chineses, em geral, são extremamente diretos e abertos.
E o mesmo se aplica a relacionamentos na China.
Nunca na minha vida me disseram tantas vezes que estou gorda, que meu cabelo parece mau ou que devia perder algum peso.
Felizmente, eu sou bastante confiante e não tomo isso pessoalmente – eu até prefiro que sejam diretos.
Mas nem toda a gente é assim, por isso se você for mais sensível deve mesmo se preparar! Não leve isso muito a peito.
Namoro na China: Os muitos dias dos namorados na China
Enquanto estiver namorando na China, fique de olho nos muitos dias dos namorados chineses.
De fato, tem 5 dias! Todos ao longo do ano.
Eles incluem:
- 14/2: Dia de São Valentim (情人节, qíngrén jié)
- 14/3: Dia Branco de São Valentim (白色情人节, Báisè qíngrén jié)
- 20/5: 520, Wǔ’èr líng
- 20/8: Festival Qi Xi (七夕节, Qīxì jié)
- 15º Dia do Ano Lunar: Festival da Lanterna (元宵节, Yuánxiāo jié)
E para todos os solteiros por aí – não se preocupem, a China não se esqueceu de vocês. Na verdade, vocês têm seu próprio Dia dos Solteiros (双十一, Shuāng shíyi) no 11/11.
Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado?
Viver em Pequim – Como é viver em Pequim? Vivendo em Pequim – Luzes brilhando à noite Então, como é a vida em Pequim? Pequim é uma cidade incrivelmente grande, e por isso encontrar apartamentos e se preparar para a…
Aplicativos de encontros chineses
Agora que você já está mais familiarizado com os relacionamentos na China, o que vai fazer?
Namorar na China mudou ao longo dos anos, e já não é o simples convidar alguém para um encontro e ir vendo a partir daí.
Não, isso é demasiado pessoal. Nós somos a geração dos aplicativos de encontros.
E a China tem um montão deles. Nós experimentámos e testámos os mais populares por aí!
Melhores aplicativos de encontros chineses: TanTan 探探 – O Tinder Chinês
Você vai provavelmente sentir-se mais confortável começando sua busca de encontros com esse aplicativo chinês, visto que é incrivelmente semelhante com o que você deve estar acostumado.
Conhecido como o Tinder Chinês, a interface é semelhante ao do Tinder e funciona exatamente igual.
Deslize para a esquerda, não. Deslize para a direita, sim.
Esse aplicativo chinês de encontros é também semelhante ao Tinder porque você pode criar seu próprio perfil e definir seus parâmetros, e até pagar para ter acesso a funções VIP.
Está cheio de pessoas chinesas então é uma ótima maneira de praticar seu chinês. Não vai encontrar muitos que falam inglês.
Prós do aplicativo chinês de encontros – Esse aplicativo funciona melhor que o Tinder (na minha opinião) pois é mais rápido e, geralmente, tem mais gente. Suponho que ajuda viver numa grande cidade como Pequim.
Contras do aplicativo chinês de encontros – Apesar dos meus mais de 50 mil gostos (eu sei, faço bem à autoestima de muita gente) eu apenas me encontrei com uma pessoa. Não é porque encontrei o amor da minha vida à primeira. É mais porque é incrivelmente difícil passar das primeiras peruntas típicas e ainda é muito usado só para curtir.
Melhores aplicativos de encontros chineses: Momo 陌陌
Esse foi o primeiro aplicativo de encontros chinês a cobrir todo o país e originalmente era o melhor aplicativo para o engate.
Ele melhorou e se desfez de sua má reputação para se focar mais em relacionamentos.
Prós do aplicativo chinês de encontros – Primeiro e maior aplicativo de encontros chinês
Contras do aplicativo chinês de encontros – Difícil de utilizar, interface confusa
Melhores aplicativos de encontros chineses: Vamos jantar 请吃饭 (Qǐng chīfàn)
Um conceito bacano para um aplicativo, se foca na cultura de encontros mais tradicional de convidar alguém para jantar. Antes os homens convidavam as mulheres para sair, mas mais recentemente aumentou o número de mulheres dando esse passo.
Esse aplicativo funciona assim: um homen vai oferecer um jantar, e as mulheres marcam seu interesse. O homem então vai escolher a sortuda. Ou será uma mulher a oferecer o jantar e a escolher o sortudo!
Prós do aplicativo chinês de encontros – Cultura de encontros pessoal, e uma agradável refeição!
Contras do aplicativo chinês de encontros – Suponho que fica demasiado pessoal para quem prefere a velha troca de mensagens por uns dias antes de se conhecerem?
Melhores aplicativos de encontros chineses: Baihe 百合 (Bǎihé)
Um aplicativo chinês de encontros para aqueles que procuram um relacionamento sério, e não apenas algumas saídas. Essa é uma escolha popular para quem procura um parceiro de longo prazo.
Para fazer sua conta, você tem de ter um perfil muito bom.
Você tem de dar provas de nome, de que você é dono de um apartamento e carro, carregar seu certificado escolar, e seu comprovativo de situação financeira…
Suponho que não me qualifico para isso?
Prós do aplicativo chinês de encontros – Você tem a certeza de que está a conhecer pessoas sérias
Contras do aplicativo chinês de encontros – É levar as coisas um pouco demais a sério?
Melhores aplicativos de encontros chineses: Blued
Blued é o aplicativo de encontros chinês mais populares para pessoas gay, e funciona do mesmo jeito que um aplicativo de mensagens. Registe seu peril enviando uma foto de verificação e está pronto!
Prós do aplicativo chinês de encontros – É necessário verificar a conta por motivos de segurança
Contras do aplicativo chinês de encontros – Não tem tantos usuários como o popular aplicativo Grindr
Se nenhum desses aplicativos for bom para você, instale um VPN e volte para o Tinder/Grindr.
E é assim os relacionamentos na China e namorar com rapazes chineses.
Que experiências você tem? São parecidas ou o exato oposto?
Diga-nos como é nos comentários abaixo!
Quer mais da LTL?
Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!